Putin diz que Rússia está avançando rápido – em quilômetros – no leste da Ucrânia
MOSCOU (Reuters) – As forças russas estão avançando mais rápido no leste da Ucrânia do que há muito tempo, conquistando vários quilômetros quadrados por dia, disse o presidente Vladimir Putin nesta segunda-feira, enquanto as forças de Moscou tentam romper uma importante linha defensiva ucraniana.
As forças russas, que controlam 18% da Ucrânia, têm avançado no leste da Ucrânia desde o fracasso da contraofensiva de Kiev em 2023, que não conseguiu um grande avanço.
Apesar de uma grande incursão ucraniana na região russa de Kursk, que começou em 6 de agosto, o Exército russo, numericamente mais forte, vem avançando com relativa rapidez nas últimas semanas através de vilarejos no leste da Ucrânia, na aproximação da cidade estrategicamente importante de Pokrovsk.
“Há muito tempo não temos esse ritmo na ofensiva em Donbas (região)”, disse Putin às crianças da Escola Secundária nº 20 em Kyzyl, Tuva, cerca de 4.500 km a leste de Moscou.
“Agora não estamos falando em avançar 200 ou 300 metros… As Forças Armadas russas já estão colocando territórios sob controle não por 200-300 metros, mas por quilômetros quadrados.”
Blogueiros militares pró-russos disseram na segunda-feira que as forças russas estavam agora lutando nas cidades de Selydove e Ukrainsk, no leste da Ucrânia. Não houve comentário imediato da Ucrânia sobre o avanço russo relatado.
Yuri Podolyaka, um influente blogueiro militar pró-russo nascido na Ucrânia, afirmou que intensas batalhas estavam em andamento em Selydove, cerca de 20 km ao sul de Pokrovsk, e em Ukrainsk, cerca de 14 km ao sul de Selydove.
Ele disse que ambos os lados estavam empurrando forças para as batalhas pelas cidades, que tinham populações de mais de 20.000 e 10.000 pessoas, respectivamente, antes do início da guerra em grande escala em fevereiro de 2022.
O blogueiro pró-russo Rybar também disse que os combates estavam ocorrendo nas duas cidades. A agência de notícias estatal russa TASS informou que as forças ucranianas haviam sido expulsas de uma parte de Selydove.
Ao avançar para o sul, em direção à cidade de Kurakhivka, as forças russas estão tentando romper as linhas defensivas ucranianas e, ao mesmo tempo, aumentar seu domínio sobre a estrada Pokrovsk-Donetsk e cercar uma parte do território, disseram os blogueiros russos.
A Rússia tem tentado expulsar as forças ucranianas da região sul de Kursk após a incursão de Kiev em 6 de agosto, que foi projetada em parte para pressionar os generais russos a mobilizar forças de outras partes da frente oriental na Ucrânia.