PIB da zona do euro cresce 0,2% no 2º trimestre ante o 1º tri, abaixo da expectativa
O produto interno bruto (PIB) cresceu 0,2% tanto na zona do euro como em todo bloco da União Europeia no segundo trimestre de 2024, na comparação com o trimestre anterior, de acordo com estimativa publicada nesta sexta-feira (6) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da UE.
O dado da zona do euro veio ligeiramente abaixo da projeção de analistas, que esperavam uma alta de 0,3% na comparação trimestral
No primeiro trimestre, o PIB havia crescido 0,3% em ambas as zonas.
LISTA GRATUITA
Ações Fora do Radar
Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa
Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB ajustado aumentou 0,6% na área da moeda comum europeia e 0,8% na UE como um todo, após ter registrado alta de 0,5% na área do euro e +0,7% na UE.
De acordo com os dados, a Polônia (+1,5%) registou o maior aumento do PIB em comparação com o trimestre anterior, seguida da Grécia (+1,1%) e da Holanda (+1,0%). As maiores quedas foram observadas na Irlanda (-1,0%), Letônia (-0,9%) e Áustria (-0,4%).
No 2º trimestre, a despesa de consumo final das famílias caiu 0,1% na área do euro, após uma alta de 0,3% no trimestre anterior, enquanto a despesa pública de consumo cresceu 0,6%, após ata de 0,1% na mesma comparação.
A formação bruta de capital fixo (FBCF), uma medida de investimentos, recuou 2,2% na área da moeda comum, acelerando em relação à queda de 1,8% observada no 1º trimestre.
As exportações aumentaram 1,4% no período, após alta de 1,1% no início do ano, enquanto as importações cresceram 0,5%, depois de uma queda de 0,6%.