Papel do assessor de investimentos é de apoio a traders em momentos de dificuldade
Os traders, de forma geral, são “carentes” de suporte adequado, sobretudo por operarem, na maioria dos casos em home office e sem a companhia de colegas. Para mudar essa realidade, corretoras vêm buscando uma maior aproximação com traders, como forma de garantir operações mais eficientes e alinhadas às necessidades dos investidores.
Este tema foi amplamente discutido na Arena Trader, dentro da Expert XP 2024, no painel intitulado: “Como a sinergia entre assessor e o cliente aumenta o tempo de vida do trader”. O evento acontece nesta sexta e sábado, em São Paulo.
Trade não é fácil
“Conhecimento é muito importante. A gente começa a falar sobre trade como se todo mundo soubesse sobre o assunto”, diz o trader Caio Scotte. “Mas não é fácil. Afinal, como conseguir comunicar o trader que não sabe aquilo que eu sei”, questiona.
Ele explica o quanto uma corretora pode trazer pontos práticos ao trader para serem usados no dia a dia, na hora de operar. “Às vezes precisa colocar o trader no lugar certo. Conhecer as pessoas”, ressalta. “Sempre existe algo que a gente possa fazer por ele”, diz Scotte, do grupo XP, sobre como buscar uma relação mais proveitosa e benéfica para os traders.
André Kod destaca a relevância de se ter sinergia entre o trader e a corretora, reforçando que “é preciso querer escutar”. Ele próprio, quando se viu em dificuldade no trade, acabou tendo suporte da assessoria da corretora, que lhe proporcionou estabilidade para a sua atuação no mercado financeiro.
Ferramentas ajudam
“Hoje, tenho noção do que eu faço”, afirma, pontuando sobre a necessidade de sinergia entre as partes. “Tem que ligar para o assessor (da corretora), por exemplo, quando se tem um dia de fúria”, diz ele, em referência a momentos de grandes perdas.
Kod ressalta ainda a importância na relação de corretoras com traders na questão da gestão de risco. Nesse sentido, ele aponta a importância do assessor em ajudar traders a continuar operando, principalmente nos momentos de maior dificuldade.
Vinicius Moura, por sua vez, reconhece que o trader tem uma profissão muito solitária. “É preciso as pessoas voltarem a se falar, com contato humano, para entender o mercado”, explica.
Além disso, ele reforça que as ferramentas têm aprimorado o desempenho do trader.
“Desenvolver ferramentas permite que ele tenha mais visibilidade do mercado. Existem ferramentas que permitem preservar seu ganho, outras que ajudam a tomar decisão”, enumera.
Ganhe acesso à transmissão online e gratuita do maior festival de investimentos do mundo.