Eii!Acesse o canal da TV RIO GRANDE no WhatsAppVer
Setembro 7, 2024
Economia

na saída da pandemia, sincronia de políticas fiscais perdeu força

  • Agosto 30, 2024
  • 2 min leitura
na saída da pandemia, sincronia de políticas fiscais perdeu força

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira (30), em painel  da Expert XP que a pandemia da Covid-19 gerou o maior programa de enfrentamento da história, quando se pensa no esforço fiscal e monetário exigido, mas que parte da sincronia observada se perdeu.

Segundo ele, houve na entrada da crise sanitária uma grade sintonia entre a política monetária e a fiscal no mundo interior, mas que na saída da pandemia, essa sincronia ficou mais próxima apenas na política monetária. “A atual fase é de menos sincronia”, destacou durante a plenária “Política monetária, mercados financeiros e regulação digital no Brasil”..

Para Campos Neto, um tema muito importante associado à pandemia é o grande grau de incerteza em relação à mão de obra, quando o mercado de trabalho permanecendo apertado em grande parte do mundo.

Ele destacou a mensagem passada pelo presidente do Fed, Jerome Powell no simpósio de Jackson Hole de que vai haver  uma desaceleração na economia global, mas que a convergência da inflação nos Estado Unidos rumo à meta teve avanços recentes .

“O mundo está se preparando para a queda de juros americanos. Pela precificação do mercado, o ciclo pode se iniciar em setembro com queda de 25 pontos ou até maior, dependendo dos dados, como foi reforçado pelo Fed.”

Entre os pontos de atenção para a economia global, ele listou o impacto das eleições americana, que geralmente implicam em promessas de política mais dura de arrecadação, política fiscal mais frouxa e protecionismo grande. “Tudo isso significa mais pressão inflacionária.

Ele ainda lembrou que, no comércio internacional, as cadeias estão mais fragmentadas, há custo adicional da transição energética, mudança na política monetária no Japão e alto endividamento das economias globais, esse último fato especialmente problemático para os emergentes por elevar o custo de funding.

Esse quadro, segundo Campos Neto, gera um menor espaço tanto para governos como para BCs em adotar política anticíclicas.

Ganhe acesso à transmissão online e gratuita do maior festival de investimentos do mundo.

Fonte: InfoMoney