Microsoft planeja reabrir Three Mile Island, local do pior acidente nuclear dos EUA
A Microsoft está apoiando a reabertura da usina nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia, para ajudar a suprir a grande demanda de energia dos seus centros de dados de inteligência artificial.
✨ Conteúdo criado e publicado no:
A usina ficou conhecida por ter sido o local do pior acidente nuclear da história dos Estados Unidos, em 1979, e foi fechada em 2019.
Agora, há planos para trazê-la de volta à ativa com um investimento de US$ 1,6 bilhão da Constellation Energy, com a previsão de funcionar novamente até 2028.
É a primeira vez que uma empresa de tecnologia se compromete a utilizar energia nuclear dessa forma, e o retorno de uma planta nuclear que já foi desativada é algo que nunca aconteceu no país.
A reabertura ainda depende de aprovação das autoridades, mas já está sendo vista como um passo grande para garantir energia suficiente para o avanço das tecnologias da Microsoft, além de ser uma forma de usar energia mais limpa.
Segundo Joseph Dominguez, CEO da Constellation, a usina poderá gerar a mesma quantidade de energia limpa que todas as fontes renováveis da Pensilvânia juntas nos últimos 30 anos, o que mostra a importância dessa reabertura para o futuro energético da região e do país.
A Microsoft se comprometeu comprar toda a energia gerada pela usina nos próximos 20 anos.