Maringá pode chegar às oitavas da Série D pela primeira vez
Depois de abrir vantagem com uma vitória por 4 a 2 sobre o Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul, fora de casa, o Maringá está precisa de um empate no Willie Davids para avanças às oitavas de final da Série D. Será a primeira vez na história que o Dogão alcança a fase.
A partida de volta entre as equipes será neste domingo (4), às 18h30, na Cidade Canção. Quem classificar, enfrenta o vencedor do confronto entre Portuguesa-RJ e Mixto-MT, que ficou 0 a 0 na ida, em Cuiabá.
“Esperamos um estádio cheio, com nossa torcida nos apoiando para que possamos buscar essa classificação em nossos domínios, até porque não tem nada definido ainda. O time deles é de muita raça, não se entregam e precisamos estar concentrados para fazer mais um bom jogo em casa para buscar a vitória”, declarou o técnico Jorge Castilho sobre o duelo decisivo.
E o Maringá tem feito uma boa campanha na Série D. Em sua sexta participação na competição, a equipe conquistou a sua melhor campanha da história na primeira fase, com um aproveitamento de 76% dos pontos.
Em 14 jogos, foram 32 pontos, com 10 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, segundo melhor desempenho geral entre os 64 clubes ao lado do Brasiliense e atrás apenas do Manauara. O Dogão avançou como líder do Grupo A7.
Uma boa campanha nesta segunda fase e também nas oitavas vai refletir no chaveamento da quartas de final, já que os confrontos serão definidos pelo desempenho geral. Os cruzamentos são: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
Atualmente, com a vitória ida da segunda fase, o Maringá está na segunda posição da tabela geral, atrás apenas do Brasiliense. Para conquistar o acesso inédito à Série C, vale lembrar, o Dogão vai precisar chegar até as semifinais do torneio.
O Maringá também já jogou Série D em 2014, 2016, 2018, 2019 e 2023. A melhor campanha geral até então foi a do ano passado, com 22º posição geral, mas com eliminação na segunda fase.
+ Cury Filho fala em valorização do Paranaense e diz que campeonato não é deficitário
Cianorte também segue na briga na Série D
Assim como o Maringá, o Cianorte também venceu na primeira partida da segunda fase da Série D. O Leão do Vale superou o Costa Rica por 3 a 1, no Mato Grosso do Sul. A partida de volta será no domingo (4), às 16h, no Albino Turbay, em Cianorte.
O Cianorte também terminou o Grupo A8 como líder, mas com desempenho mais modesto. Em 14 jogos, fez 22 pontos, com seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O Cascavel estava na mesma chave, mas ficou em último, com apenas 15 pontos, e não conseguiu a classificação.
Se confirmar a classificação à próxima fase, Leão do Vale pega Itabuna-BA ou Anápolis-GO, que teve vitória dos baianos por 1 a 0 na ida, nas oitavas. Na campanha geral, o Cianorte é apenas o 18º colocado.
+ Presidente da Federação Paranaense admite conversas para retorno da Copa Sul-Minas