Kamala tem votos necessários para ser nomeada candidata, dizem democratas
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, superou o limite mínimo necessário para garantir a nomeação presidencial democrata em uma votação dos delegados do partido.
“Estou honrada por ser a virtual candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos”, disse Harris.
Ela concorreu sem oposição na votação virtual depois que o presidente Joe Biden se retirou da disputa presidencial no mês passado e manifestou apoio a sua vice.
Na tarde desta sexta-feira (2), Harris formalmente se tornou a candidata após garantir o apoio de 2.350 delegados, o limite necessário para obter a nomeação.
No total, os democratas disseram que 3.923 delegados — ou 99% dos participantes — planejam votar nela.
A votação virtual começou nesta quinta-feira (1) e termina na segunda-feira (5).
A decisão de realizar um processo de nomeação virtual antes da convenção, que acontece entre 19 e 22 de agosto, foi tomada enquanto Biden ainda era o candidato.
Os candidatos à presidência e vice-presidência são geralmente nomeados nas convenções de seus partidos, mas a data relativamente tardia do comitê democrata neste ano poderia infringir leis estaduais de acesso às cédulas de votação.
O estado de Ohio, por exemplo, exige que os candidatos para a cédula de novembro sejam formalmente selecionados 90 dias antes da eleição — ou até 7 de agosto.
Os delegados não precisam votar na escolha do vice-presidente. Espera-se que Harris nomeie seu companheiro de chapa até segunda-feira.