Justiça aceita recurso e Coritiba mantém votação do estatuto
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) acatou o recurso do Coritiba e suspendeu a liminar que estabelecia o cancelamento da assembleia estatutária e determinava a convocação de novas eleições. Com isso, a votação do novo estatuto está mantida, mas terá uma nova data, ainda a ser divulgada pela associação.
A decisão foi emitida pela desembargadora Astrid Maranhão de Carvalho Ruthes. De acordo com o documento, os atos praticados pela associação estão todos em consonância com o estatuto atual do Coxa, “inexistindo ilegalidade”.
Na última sexta-feira (30), torcedores do Coritiba haviam conseguido uma liminar na 12ª Vara Cível de Curitiba que pedia a convocação de novas eleições. A liminar havia sido concedida pela juíza, Carolina Marcela Franciosi Bittencourt.
Os sócios que entraram com o pedido foram: Daniel Victor Azevedo, Paulo Cesar Aguiar Beraldo Filho e Weslley de Souza Jaques Pereira. Os torcedores ainda podem recorrer da decisão do TJPR.
+ Confira a tabela completa da Série B
Torcedores do Coritiba alegam irregularidade
Os autores da ação contra o Coritiba associação argumentam que novas eleições para os cargos dos Conselhos Administrativo e Deliberativo do Coritiba deveriam ter ocorrido na primeira quinzena de dezembro de 2023.
Além disso, defendem que os ocupantes destes cargos deveriam ter deixado suas posições ao fim de 2023 mas que, com o adiamento das eleições, a convocação da Assembleia Geral Extraordinária (eleitoral) deveria ter ocorrido dentro do prazo de 30 dias.
Por fim, concluem que há ilegitimidade na ocupação dos atuais cargos, tornando também ilegítima, portanto, a convocação da Assembleia Geral Extraordinária do dia 30 de agosto, que votaria a alteração do Estatuto do Coritiba.
Assembleia terá nova data
Diante dos movimentos envolvendo a Justiça e o clube nesta semana, a votação do novo estatuto do Coxa terá uma nova data, que ainda será divulgada pela associação nesta quinta-feira (29), junto com mais informações.
A votação acontecerá de forma online, no site oficial do Coxa. O acesso ao portal será feito na área restrita aos sócios, com login e senha a serem disponibilizados pela associação. A proposta de reforma estatutária pode ser lida aqui.
Em maio, o Conselho Deliberativo do Alviverde aprovou com 95% dos votos o texto da proposta do estatuto. A ideia do documento é dar mais segurança à associação junto à SAF, comandada pela Treecorp.
Uma das mudanças do documento é a diminuição dos membros eleitos para o Conselho Deliberativo de 160 para 120.
+ Após decisão do STJD, Alef Manga rompe com advogado e se pronuncia nas redes sociais