Google pode permitir envio de mensagens RCS em smartwatches com Wear OS
O Google pode estar prestes a expandir o suporte às mensagens RCS (Rich Communication Services) para smartwatches com Wear OS.
O RCS ganhou ainda mais destaque após o lançamento do iOS 18, que trouxe a compatibilidade com o serviço para os iPhones.
Enquanto isso, os usuários de Android já utilizam o RCS através do Google Messages, mas essa funcionalidade pode em breve estar disponível diretamente em dispositivos de pulso.
Códigos encontrados na versão beta do Google Messages sugerem que a gigante de tecnologia está desenvolvendo uma atualização que permitirá o envio e recebimento de mensagens RCS de maneira independente pelos smartwatches.
Entre os códigos estão “bugle.enable_wear_standalone_rcs”, “bugle.enable_wear_standalone_rcs_settings” e “bugle.enable_wear_standalone_voice_message”, o que indica a ativação do serviço no Wear OS e a inclusão de mensagens de voz.
Atualmente, o aplicativo Google Messages no Wear OS apenas espelha o que é exibido no smartphone, ou seja, é necessário que o celular esteja conectado à internet para que o smartwatch funcione com o RCS.
Com a nova atualização, no entanto, o relógio poderá enviar mensagens mesmo sem a necessidade do telefone por perto, tornando o serviço mais autônomo.
Ainda não há informações detalhadas sobre se o recurso estará disponível para dispositivos com Wi-Fi e LTE, mas é provável que ambos sejam compatíveis, já que o RCS requer uma conexão ativa com a internet.