Google Maps usa IA para remover nuvens e neblina de imagens de satélite
O Google Maps e o Google Earth estão recebendo atualizações significativas, que incluem melhorias nas imagens em locais populares e menos visitados, além da redução de nuvens e neblina nas fotos de satélite, graças à inteligência artificial.
A novidade foi anunciada em um post no blog da empresa, destacando também a adição de novas imagens do Street View em mais de 80 países.
Países como Brasil, Austrália, Argentina e Japão estão entre os contemplados, além de quatro nações que receberão o recurso pela primeira vez: Bósnia e Herzegovina, Namíbia, Liechtenstein e Paraguai.
Isso será possível com o uso de uma nova câmera portátil, lançada há dois anos, que facilita a captura de imagens em veículos comuns.
As imagens de satélite também serão aprimoradas com uma nova ferramenta chamada “Cloud Score Plus“, que usa IA para remover nuvens, sombras e névoa, mantendo os padrões climáticos naturais, como neve e sombras de montanhas.
Outra novidade anunciada é a inclusão de um recurso de imagens históricas, que permitirá aos usuários visualizar mudanças no planeta ao longo de 80 anos.
Esse recurso estará disponível em breve para desktops e dispositivos móveis, oferecendo uma visão fascinante da evolução geográfica ao longo do tempo.