Google lança detecção de golpes em tempo real no Pixel 6 (outros Androids em breve!)
Após ser demonstrada no Google I/O 2024 em maio, a Detecção de Golpes em Chamadas começou a ser implementada para dispositivos Pixel 6 e superiores, com previsão de expansão para mais modelos Android em breve.
✨ Conteúdo criado e publicado no:
O recurso utiliza inteligência artificial para identificar padrões de conversa típicos de fraudes e alerta o usuário com uma notificação sonora e visual, exibindo um aviso de “Provável golpe” na tela e sugerindo a opção de encerrar a chamada ou marcar como “Não é um golpe.”
Um exemplo de uso é quando o recurso identifica ligações de supostos representantes bancários que solicitam transferências urgentes. Nestes casos, a Detecção de Golpes analisa o teor da conversa e alerta se a chamada parecer suspeita.
Nos dispositivos Pixel 9, a funcionalidade é viabilizada pelo modelo de IA Gemini Nano, enquanto os modelos Pixel 6 a 8a contam com outras soluções de aprendizado de máquina desenvolvidas pela empresa.
Segundo o Google, nenhuma conversa é armazenada ou enviada aos servidores da companhia, reforçando a privacidade dos usuários.
Para ativar a Detecção de Golpes, os usuários precisam acessar as Configurações do app Google Phone, onde também podem desativar o recurso se desejarem.
No momento, o lançamento está restrito aos usuários de língua inglesa nos Estados Unidos, mas há planos para expandir gradualmente.
Além das ligações, o Google também aprimorou o Google Play Protect, que agora identifica em tempo real aplicativos maliciosos, como os que operam em modo “stalkerware” — utilizados para monitoramento sem consentimento do usuário.
A detecção de ameaças do Google Play Protect já está disponível para dispositivos Pixel 6 e superiores e em breve estará presente em aparelhos de outras marcas, ampliando a segurança no Android.