Google impõe nova política de privacidade para fotos no Android
O Google começou a implementar uma mudança importante no Android que promete proteger melhor as fotos e vídeos dos usuários contra aplicativos maliciosos ou mal desenvolvidos.
✨ Conteúdo criado e publicado no:
A nova política obriga os apps a usarem o seletor de fotos nativo do Android, que garante que os aplicativos só tenham acesso às imagens que o próprio usuário escolher.
A partir de agora, os aplicativos que precisam acessar fotos ou vídeos de maneira esporádica ou única deverão usar o seletor seguro de fotos do Android.
Esse seletor oferece uma série de vantagens, como permitir que o usuário escolha manualmente quais arquivos compartilhar, em vez de conceder acesso irrestrito à biblioteca de mídia.
A medida foi anunciada em outubro de 2023 e será obrigatória para todos os apps até o início de 2025.
O prazo final para os desenvolvedores se adaptarem é 31 de outubro de 2024. Eles precisam justificar a necessidade de acessar toda a galeria de imagens ou remover permissões se o uso for ocasional.
A partir de janeiro de 2025, qualquer app que não seguir essas novas regras poderá ser removido do Google Play.
Apesar da boa intenção por trás da mudança, alguns desenvolvedores já estão enfrentando problemas. Um exemplo disso é o criador do app de música Symfonium, que relatou dificuldades com o seletor de fotos.
Segundo ele, a ferramenta não permite que aplicativos acessem pastas inteiras de imagens, como capas de álbuns, e isso limita a funcionalidade de apps que dependem desse recurso.