Google implementa novas regras de senha para usuários do Gmail
A partir do dia 30 de setembro de 2024, o Google adotará novas regras de segurança para milhões de usuários do Gmail, com o objetivo de tornar o serviço de e-mail mais seguro.
✨ Conteúdo criado e publicado no:
A empresa não permitirá mais o acesso a dados do Gmail por aplicativos ou dispositivos que utilizem apenas nome de usuário e senha para login.
Com isso, será necessário o uso de métodos de autenticação mais seguros, como o protocolo OAuth, para acessar a conta por meio de aplicativos de terceiros.
Essas mudanças fazem parte de uma série de atualizações que o Google vem promovendo ao longo do último ano para aumentar a segurança dos seus usuários. A empresa tem investido em tecnologias como passkeys no navegador Chrome e criptografia avançada para prevenir ataques cibernéticos.
No caso do Gmail, o Google avisou há 12 meses que o método tradicional de login, baseado apenas em nome de usuário e senha, seria substituído. O OAuth será o novo padrão para autenticação em aplicativos que acessam dados do Gmail.
A mudança impactará principalmente os usuários do Google Workspace, que engloba ferramentas como CalDAV, CardDAV, IMAP e POP. Esses recursos não aceitarão mais senhas tradicionais para login.
Usuários que acessam o Gmail por meio de aplicativos como Outlook e Thunderbird precisarão reconfigurar suas contas para garantir a continuidade do acesso, utilizando o OAuth.
Embora as contas pessoais do Gmail não sejam diretamente afetadas, usuários do Google Workspace devem seguir as recomendações da empresa e reconfigurar suas contas de e-mail para evitar problemas de acesso.
O Google reforça que é necessário fazer os ajustes antes da data limite para garantir a transição suave para o novo sistema de segurança.