Google começa obras de centro de engenharia em São Paulo na próxima semana
O Google (GOOGL) anunciou nesta segunda-feira (26) o início das obras para a construção do seu centro de engenharia em São Paulo. O espaço dedicado ao desenvolvimento de tecnologias em privacidade, proteção e segurança começa a ser construído na próxima semana, no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), e deve começar a funcionar em 2026.
Esse será o segundo centro de engenharia da gigante da tecnologia no Brasil, somando ao espaço de Belo Horizonte, em que a estrutura dedicada a produtos e pesquisa na área de buscas já está estabelecida.
“Esse projeto representa um retorno às origens do Google. O Google Brasil nasceu em 2005, em Belo Horizonte, e desde aquela época construímos um grande escritório de engenharia com uma reputação muito boa, dentro e fora do Google, produzindo tecnologia brasileira para o mundo”, disse o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, em evento para a imprensa.
O Google tem usado o Brasil como laboratório para testes de funcionalidades relacionadas à segurança, como ferramentas contra roubos e furtos no Android. Equipes de engenharia brasileiras, inclusive, estimularam pares americanos a desenvolver este tipo de produto.
A grande adesão de brasileiros à tecnologia financeira digital é um exemplo das preocupações crescentes da empresa com tecnologia para segurança no País. Furtos de celulares com a intenção de acessar informações ou aplicativos bancários estão levando a empresa a olhar mais atentamente às estratégias de agentes maliciosos.
A expectativa é de que o novo centro comece a funcionar já com mais de uma centena de profissionais, desde estagiários até lideranças, embora a empresa não confirme o número exato de funcionários. São engenheiros de software, gerentes de produtos, designers, pesquisadores e especialistas em dados e segurança cibernética que podem ser contratados ou realocados de outros escritórios do Google.
Todos eles trabalharão em um prédio do IPT Open, espaço aberto para que empresas instalem centros de inovação. O Instituto fica localizado no campus da USP (Universidade de São Paulo), nas costas da Escola Politécnica, mas é independente da universidade, vinculado diretamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.
A big tech aplicou para o edital que daria acesso ao prédio 1 do IPT Open em 2021 e teve que cumprir contrapartidas como reformas de espaços para a biblioteca e seu acervo, bem como o acervo do próprio IPT e espaços de convivência no Instituto. Nem IPT ou Google abrem os valores investidos em contrapartida.
Segundo o edital, o Google deverá remunerar o IPT, por meio do FIPT (Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas) o valor mensal devido pelo uso das instalações compartilhadas pelo Instituto.
“A interessada deverá arcar com todos os custos necessários à implementação do centro de inovação, incluindo todas as obras de infraestrutura necessárias à sua efetiva instalação, de acordo com o projeto básico”, diz o documento. “Os investimentos realizados para implementação que se incorporarem ao imóvel e que forem considerados pelo IPT como benfeitorias úteis e necessárias poderão ser compensadas com os valores devidos pela interessada a título de contrapartida financeira ao IPT.”