Coritiba vai inaugurar museu no Couto Pereira em 2024
O Coritiba pretende inaugurar o “Museu da Glória” ainda neste ano. Com obras adiantadas, o espaço onde ficava o Memorial do Coxa, que foi desativado em 2013, no Couto Pereira, poderá receber visitantes em breve.
Para isso, o projeto que contará a história do clube e que foi idealizado em 2018, foi iniciado com recursos da Lei Rouanet e também recebeu aporte financeiro da SAF do Coritiba. A missão é devolver ao torcedor coxa-branca um local que consiga reunir o acervo histórico e preservar o legado, além de contar a história do futebol paranaense.
“Uma das bases do nosso planejamento é o respeito às tradições do clube. Em consideração à história do Coritiba, ficamos felizes em proporcionar aos apaixonados do futebol, sobretudo os torcedores coxa-brancas, o único museu de futebol disponível no estado e um dos mais completos do país”, afirmou Gabriel Lima, CEO do Coritiba.
+ Confira a tabela completa do Coritiba na Série B
Com o objetivo principal de exaltar e preservar o legado e a história do Coritiba, será desenvolvida uma ampla estrutura capaz de evidenciar todo o desenvolvimento do clube em harmonia com a evolução da cidade. Esse espaço proporcionará aos torcedores e interessados uma imersão na trajetória do clube, com a exposição de itens significativos.
Haverá uma narrativa detalhada que retratará a relação entre o Coritiba, Curitiba e o Alto da Glória, destacando o início e os principais marcos da trajetória do clube. Além disso, será criado um ambiente dedicado aos feitos do Coritiba, onde estarão concentrados a galeria de troféus, painéis com grandes conquistas, recordes, perfis de ídolos, além de camisas, chuteiras, bolas, fotografias e outros itens importantes.
O museu será sucessor do “Espaço 100 anos”, localizado na rua Mauá, conhecido como “Memorial do Coxa”. Em 2012, o local chegou a ser um dos museus mais visitados da cidade, dividindo o ranking com outros grandes centros culturais do município tais como o Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea, Museu Rosa Cruz, entre outros.
“Esse é um desejo antigo do Coritiba. Sabemos que o coxa-branca se orgulha da história que possui e entendemos a importância do local para o fortalecimento da família Coxa. É a chance da velha geração mostrar para os mais novos um pouco daquilo que significa esse clube e, desta forma, fazer com que esses jovens criem fortes raízes com a equipe”, falou Jamil Tawil Filho, presidente da associação do Coritiba e do Instituto Pratique Esporte.
Um dos desenvolvedores do projeto e fundado inicialmente com o intuito de captar recursos via Lei de Incentivo ao Esporte para estruturar as categorias de base do Coritiba, o Instituto Pratique Esporte atualmente é também um dos principais responsáveis por tocar projetos ambientais e sociais que estão relacionados à equipe alviverde.
+ Coritiba lança promoção de ingressos para jogos no Couto em setembro; veja preços