Coritiba Crocodiles é tri brasileiro e pioneiro do futebol americano
Considerado um dos clubes mais tradicionais de futebol americano no Brasil, o Coritiba Crocodiles viveu sua maior tragédia em pouco mais de 20 anos de história. O ônibus com a delegação sofreu um acidente que vitimizou três jogadores no sábado (21), na Via Dutra, no Rio de Janeiro.
O time foi fundado em 21 de junho de 2003 com o nome de Barigui Crocodiles por um grupo de amigos que se reunia para assistir aos jogos da NFL e decidiu praticar o esporte. A homenagem foi para os jacarés que aparecem no Parque Barigui.
Em 2011, o Barigui fechou uma parceria com o Coritiba e passou a se chamar Coritiba Crocodiles, nome que permanece até os dias de hoje. Desde então, o clube recebeu o apoio de diversos coxas-brancas e jogou várias vezes no Couto Pereira.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Primeiro jogo de futebol americano no Brasil e muitos títulos
O Crocodiles foi responsável pela primeira vez de futebol americano no Brasil. Em 25 de outubro de 2008, o então Barigui Crocodiles enfrentou o Curitiba Brown Spiders, que hoje leva apenas o nome de Brown Spiders. O jogo terminou com vitória do Spiders por 33 a 10.
A parceria com o Coritiba começou em 2011. Após a mudança de nome, a equipe se tornou uma das mais vitoriosas do futebol americano brasileiro. São três títulos do Campeonato Brasileiro – 2013, 2014 e 2022 – e mais quatro vices – 2010, 2011, 2012 e 2015. Nenhuma outra equipe no Brasil disputou tantas finais.
No território paranaense, o domínio é total do Coritiba Crocodiles. A equipe ganhou 11 vezes no estadual e é o atual campeão após ganhar na final do Londrina Bristlebacks por 34 a 0.
Os jogos do Crocodiles ocorrem no Croco Stadium, localizado no Tarumã, próximo ao Pinheirão. Em jogos grandes, o Couto Pereira vira um estádio de futebol americano. Foi lá que mais de oito mil torcedores acompanharam a partida contra o Fluminense Imperadores. Já em 2013, seis mil pessoas viram o primeiro título brasileiro diante do João Pessoa Espectros.
Acidente com o Coritiba Crocodiles
O ônibus com a delegação do Coritiba Crocodiles sofreu um acidente na manhã de sábado (21) na Via Dutra, no Rio de Janeiro. O elenco estava a caminho do Rio de Janeiro para o jogo contra o Flamengo Imperadores.
A CCR RioSP, concessionária que administra o local, confirmou que 45 pessoas estavam no ônibus que tombou. Três jogadores morreram: Daniel Santos, 44 anos, Lucas Barros, 19, e Lucas Padilha, 38.
Siga o UmDois Esportes
*Pedro Melo, especial para o UmDois Esportes