Como foi a virada de carreira de Márcio Kieling para o trader
“Nunca li tanto livro de mercado financeiro na minha vida. Li mais livros de mercado em quatro anos, do que li como ator”, diz Márcio Kieling, que em 2020 entrou de cabeça na vida de trade, conseguiu superar os desafios da atividade e hoje é influencer do grupo XP.
Kieling participou do episódio 53, do programa GainDelas, no canal GainCast. Márcio contou no programa que, desde 2014, após sair da TV Record – após oito anos de contrato – vinha procurando algo para fazer em paralelo à profissão de ator.
Márcio Kieling: Perereca da ”Malhação”
No entanto, ele, que já teve ainda passagem pela TV Globo, quando atuou na novela “Malhação” no papel do personagem Perereca, e também interpretou Zezé di Camargo no cinema no filme “Dois Filhos de Francisco”, não tinha ideia por onde começar.
Chegou a pensar em montar uma franquia, uma marca de roupa ou mesmo virar empresário de jogador de futebol já que é fã do esporte. E, nessa busca incessante por anos, veio a pandemia.
Por meio de um grupo de amigos ficou sabendo que eles estavam fazendo apostas esportivas online. “E estavam ganhando. Entrei nessa, comecei a apostar também”, lembra ele. Se fixou um tempo em corridas de cachorro.
Um dia o mesmo grupo de amigos resolveu investir em ativos na B3. Seus olhos então brilharam. “Pensei, Bolsa não tem como dar errado. Só dependeria de mim”, recorda.
Inicialmente, não foi bem ao buscar mentores, mas depois conseguiu encontrar experientes traders que ofereciam mentorias sérias na internet. “É isso que eu quero”, exclamou na época. “Demorei de 2014 a 2020 para ver isso”, conta.
Confira ainda:
Falsa ideia do ator
“Nunca imaginei estar no mercado financeiro. Foi amor à primeira vista”, afirma. “As pessoas têm uma falsa ideia de que artistas, atores e cantores são todos ricos, famosos e bem-sucedidos”, diz, para complementar que apenas uma parcela pequena deles consegue viver puramente da arte.
“Continuo sendo ator. Agora, uma das coisas interessantes da carreira de trader é que se pode encontrar um tempo de sua vida para fazer trade”, afirma. “Tenho outra profissão agora. Mas tive um embate por um tempo porque queria que as pessoas me vissem ainda como ator. Não quero me desvincular disso porque tenho uma história, uma carreira”, complementa.
Márcio Kieling relata que no começo fez dezenas de cursos de day trade e ele diz que eles deram certo por saber filtrar o que usar e conseguir encontrar o seu perfil operacional.
Trader: perfil operacional
“Tem que achar seu perfil operacional pegando os ingredientes aqui e ali. É pessoal, porque por mais que se tenha técnica (para fazer trade), tem o emocional de cada um”, argumenta.
Ele destaca que no trade tem que se cumprir várias etapas e ser resiliente. “Quanto mais a gente se dedica, mas vai colher os frutos”, afirma.
“Em 40 anos de vida nunca tive uma educação financeira. E isso é uma coisa que não me perdoou. Fui contratado por muito tempo, com salário bom, e não investi um real”, lamenta, ressaltando que é dono só do aparamento onde mora no Rio de Janeiro.
Mostrar que trade é promissor
“Meu desafio hoje é mostrar que é uma profissão promissora (a de trade), mas tem que ter muita cautela, porque ao mesmo tempo que pode num clique ganhar muito dinheiro, pode-se perder muito dinheiro”, ressalta o hoje influencer.
“A gente expõe nosso dinheiro diariamente, em risco, e tem que saber que o dinheiro é da família. Então estou colocando o dinheiro da minha família em risco”, expõe. “Quero ajudar o trader a encontrar seu perfil operacional, que não é fácil”, complementa.
“É muito emocionante, depois de mais de 30 anos como ator, de uma hora para outra mudar de profissão e obter o sucesso dentro dela em tão curto espaço de tempo”, finaliza.
Guias de análise técnica:
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.