Android 16 traz recurso para evitar excesso de notificações
O Android 15 trouxe várias melhorias e já está disponível para dispositivos Pixel e marcas parceiras, mas um recurso esperado ficou de fora: o “Resfriamento de Notificações” (Notification Cooldown).
✨ Conteúdo criado e publicado no:
A boa notícia é que ele deve finalmente chegar com o Android 16, conforme revelam os primeiros testes da nova versão.
Inicialmente, acreditava-se que a funcionalidade seria lançada com o Android 15, já que apareceu na Developer Preview 1 (DP1) dessa versão. Porém, a ferramenta desapareceu nas fases beta, o que gerou dúvidas sobre seu destino.
Agora, de acordo com Mishaal Rahman, do Android Authority, o “Resfriamento de Notificações” está disponível nos ajustes de notificações do Android 16 DP1, nos smartphones Pixel.
Entretanto, o Google simplificou o recurso, permitindo apenas ativá-lo ou desativá-lo, sem a opção de configurações detalhadas, que estava presente na DP1 do Android 15.
Essa funcionalidade é projetada para reduzir a quantidade de notificações recebidas em sequência de um mesmo aplicativo, limitando os alertas para “até dois minutos” por fonte.
Chamadas, alarmes e conversas prioritárias não serão afetados pela redução, garantindo que o usuário não perca informações importantes.
A proposta é melhorar a experiência do usuário, diminuindo interrupções e, potencialmente, os níveis de estresse e ansiedade causados por notificações incessantes.
Além do “Resfriamento de Notificações”, o Android 16 promete outras novidades, como a separação do painel de notificações e dos atalhos rápidos em gestos distintos, tornando o uso ainda mais intuitivo.
O lançamento oficial da nova versão está previsto para 3 de junho de 2025, marcando uma estreia antecipada em relação aos anos anteriores.