Varini destaca elenco do Athletico e elogia João Cruz
O técnico do Athletico, Martín Varini, elogiou o elenco após a vitória sobre o Cuiabá e expressou preocupação com a identidade da equipe. Quando questionado sobre o time acionar frequentemente o goleiro Léo Linck, o comandante uruguaio enfatizou a importância de manter uma postura ofensiva, mesmo fora de Curitiba.
“Jogar para trás muitas vezes é consequência do posicionamento do adversário. Tentamos sempre avançar, mas acreditamos na capacidade do goleiro e dos defensores para garantir uma saída eficiente”, explicou Varini.
“Não me importo se jogamos para trás, para o lado ou para frente. O importante é que o Athletico seja corajoso e fiel à sua identidade. Devemos jogar fora de casa, mas ser agressivos. A minha maior preocupação é com a identidade do jogo do que com a direção dos passes”, acrescentou.
Varini também ressaltou sua satisfação com o elenco e afirmou que não priorizará nenhuma das três competições em que o Athletico está envolvido este ano. O time enfrenta uma maratona de jogos, com as oitavas da Copa do Brasil contra o Bragantino, seguida pelos jogos do Brasileirão e os duelos com o Belgrano, da Argentina, pela Copa Sul-Americana.
“Estou muito satisfeito com o trabalho dos jogadores e vou utilizar todos os atletas disponíveis até o fim da temporada. Acreditamos na ideia de equipe, onde a forma de jogar permanece mesmo com mudanças nos jogadores. Isso é parte do processo”, concluiu.
Promessa do Athletico começa como titular e é elogiado por Varini
Além de elogiar o elenco, Varini destacou o meio-campista João Cruz, de 18 anos, revelado nas categorias de base do Furacão e com multa rescisória de 60 milhões de euros (R$ 333 milhões).
“João tem trabalhado muito bem e, nos treinos, mostrou que está preparado para jogar. Confio 100% nas decisões dos jogadores em campo. Se erram, a responsabilidade é minha; se acertam, o mérito é deles”, afirmou Varini.
João Cruz fez seu quarto jogo pelo time principal na vitória sobre o Cuiabá. Alternando entre o time principal e o sub-20, ele se tornou uma opção constante desde a chegada de Varini. Sua estreia foi na goleada sobre o Rayo Zuliano por 5 a 1 na Sul-Americana. Sob o comando de Cuca, ele também jogou nas derrotas para o Sportivo Ameliano e Cruzeiro.
Com Varini, João voltou a ter minutos na vitória sobre o Ypiranga-RS pela Copa do Brasil e começou como titular contra o Cuiabá. O volante Erick, improvisado como lateral-direito, elogiou o treinador por potencializar os atletas e adaptar a filosofia de trabalho rapidamente.
O Athletico se prepara para enfrentar o Bragantino pelas oitavas da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (31), às 19h, na Ligga Arena, em Curitiba.