Cafu elogia convocação de ex-Coritiba para seleção brasileira
O ex-lateral e duas vezes campeão pela seleção brasileira, Cafu, elogiou a convocação do lateral-direito Dodô, ex-Coritiba, para o jogo do Brasil contra o Uruguai, nesta terça-feira (19), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Cafu esteve no estádio do Athletico, neste domingo (17), para o participar do jogo entre o Barça Legends, do Barcelona, e o Pelé Pequeno Príncipe Legends. A partida beneficente arrecadou fundos para o hospital pediátrico e contou com diversas estrelas do futebol brasileiro e internacional.
“Eu vejo com bons olhos, são grandes jogadores. Se foi convocado é porque vem fazendo muito bem no seu clube, tem a confiança do treinador e tem que ter a confiança dos brasileiros também. A gente espera que ele possa se entrosar o mais rápido possível no esquema do Dorival e trazer grandes resultados para a seleção brasileira”, disse Cafu, após o jogo na Ligga Arena.
Dodô foi revelado nas categorias de base do Coxa e defendeu a equipe principal entre 2016 e 2017, em 54 partidas, antes de ir para a Europa. Atualmente, ele joga na Fiorentina, da Itália.
Além dele, Dorival Júnior também convocou o lateral-esquerdo, Alex Telles, do Botafogo. Eles vão substituir, respectivamente, Vanderson, suspenso pelo segundo cartão amarelo, e Guilherme Arana, que sofreu uma entorse no tornozelo direito durante treinamento.
Cafu fala sobre momento da seleção: “Questão de adaptação”
Cafu foi campeão pela amarelinha em 1994 e em 2002, quando foi o capitão da equipe na campanha do pentacampeonato. O ex-jogador opinou que o momento atual da seleção não é ruim e que “a história muda” quando chega a Copa do Mundo.
“De uma forma geral, vejo [a situação] como ótima. O Brasil vai se classificar, vai para a Copa do Mundo, vai ganhar, vai perder, vai jogar bem e vai jogar mal, isso é normal. Mas vai para a Copa e chegando lá a história toda muda. É uma questão de adaptação, a seleção está se adaptando ao esquema do Dorival e, quando emplacar, vai dar grandes resultados”, opinou.
Depois do empate com a Venezuela, na última quinta-feira (14), que teve um pênalti perdido por Vinícius Júnior, a seleção volta a campo contra o Uruguai nesta terça-feira (19), às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias.
Dodô saiu do Coritiba para ir para a Europa aos 19 anos
Depois de se destacar no Coritiba, Dodô foi vendido para o Shakhtar, da Ucrânia, ainda jovem, com 19 anos. Após início difícil na equipe ucraniana, ele acabou emprestado para o Vitória de Guimarães, de Portugal, mas retornou para o Shakhtar na temporada 2019/20 para se firmar na equipe e se tornou titular absoluto por três temporadas.
Na temporada 2022/23, Dodô foi vendido para a Fiorentina, da Itália, e logo se destacou, disputando 50 partidas em seu primeiro ano na equipe. Nas temporadas seguintes, o jogador acabou perdendo um pouco de espaço, mas voltou a ser titular em 2024.
Pela Fiorentina, Dodô soma 80 jogos, com um gol e três assistências. O clube italiano pagou 14,5 milhões de euros, mais 3,5 milhões de bônus para adquiri o atleta. Por conta do mecanismo de solidariedade da Fifa, o Coxa teve direito a 2,25% do valor, o que dava R$ 2,1 milhões na cotação da época.
Siga o UmDois Esportes