Paranaense 2025 tem datas confirmadas e clássico na estreia
O Campeonato Paranaense 2025 teve datas confirmadas e não terá limitação de jogadores inscritos. As decisões foram confirmadas nesta terça-feira (12), em arbitral realizado com representantes dos 12 clubes e o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho.
O início do Ruralzão será no dia 11 de janeiro e a final está prevista para o dia 26 de março. O jogo de abertura será o clássico entre Athletico, atual campeão, e Paraná Clube, campeão da Divisão de Acesso, mas ainda sem mando definido.
A tabela completa ainda não foi divulgada, mas a expectativa é que todos os jogos da primeira fase serão anunciados ainda neste mês.
Além disso, os dirigentes votaram, em maioria, pelas inscrições não terem limitações. A discussão tomou conta do torneio em 2024, já que eram permitidos 35 atletas inscritos até esse ano. O Athletico era contra a limitação e teve a posição defendida por mais clubes dessa vez.
No total serão 17 datas destinadas ao Estadual, sendo que uma delas acontece em meio à Data Fifa que serão disputadas as Eliminatórias. De forma curiosa, a finalíssima do Paranaense será “grudada” no confronto da seleção brasileira com a Argentina, previsto para o dia 25 de março.
Como era o desejo do presidente Cury Filho, o Estadual não teve diminuição de datas. Serão 17 datas, assim como foi em 2024, sendo que uma rodada será disputada durante a Data FIFA.
Dirigentes presentes no arbitral do Paranaense 2025
Dos presidentes dos clubes paranaenses, estiveram João Vitor Mazzer, do Maringá FC, e Nadin Andraus, presidente do Andraus. Os presidentes da SAF do Cianorte, Gustavo dos Santos Carmo, e do Rio Branco, Bruno El Kadri, integram a lista.
Márcio Lara, diretor financeiro, e Rodrigo Gama, diretor jurídico, representaram o Athletico, enquanto Rafael Zucon, supervisor de futebol, marcou presença pelo Coritiba. Rodrigo Vaz foi o representante do Paraná Clube.
Robson Ramos, vice-presidente do Azuriz, Lucas Carvalho, executivo de futebol do Londrina, Bruno Batata, do Operário, e Gabriel Tozo, diretor do São Joseense, também estiveram presentes.
Paranaense 2025 dos Clássicos
A campanha de marketing da Federação Paranaense de Futebol é a aposta nos clássicos estaduais. Com o retorno do Paraná Clube, aumentam os jogos com apelo na capital paranaense, por exemplo.
Contudo, a Federação também leva em conta o clássico do café, disputado por Londrina e Maringá, e os jogos centenários, já que Operário, Rio Branco e Coritiba são rivais há mais de 100 anos.
Mudanças no calendário brasileiro
O Campeonato Paranaense entra nos moldes das datas disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que confirmou mais cedo novidades no calendário do futebol brasileiro.
Assim como os demais Estaduais, o Paranaense foi antecipado. O início será no dia 11 de janeiro e com o término previsto em 26 de março.
- O Brasileirão terá 10 meses, com início em 29 de março e fim em 21 de dezembro. Será a duração mais longa da história da competição
- A Série A será paralisada para a disputa do Super Mundial, entre 15 de junho a 13 de julho.
- Todos os campeonatos serão paralisados durante as Datas FIFA.
- As semifinais da Copa do Brasil serão em finais de semana, assim como as finais da competição.
Confira os calendários das competições do futebol brasileiro em 2025:
- Estaduais: 12/01 a 26/03 (16 datas)
- Pré-temporada de 2025: 08/01 a 21/01
Já a primeira janela de transferências será entre o dia 2 de janeiro e 28 de fevereiro, enquanto o período para transferências no meio de ano será do dia 2 a 10 de junho. Por fim, a última janela de transferências acontecerá de 10 de julho a 2 de setembro.
Siga o UmDois Esportes