Eii!Acesse o canal da TV RIO GRANDE no WhatsAppVer
Nov 21, 2024
Notícias

Canadá está recusando estrangeiros e aprovando menos vistos

  • Setembro 3, 2024
  • 3 min leitura
Canadá está recusando estrangeiros e aprovando menos vistos

O Canadá está fechando suas portas para mais visitantes e moradores temporários, aprovando menos vistos e recusando mais pessoas que chegam às suas fronteiras com documentos oficiais, de acordo com dados do governo obtidos pela Reuters.

O aumento das rejeições de viajantes estrangeiros ocorre no momento em que o governo liberal do primeiro-ministro Justin Trudeau, está atrás nas pesquisas antes das eleições previstas para o próximo ano e tenta reduzir o número de moradores temporários — e possivelmente de imigrantes permanentes.

Os imigrantes têm sido responsabilizados pela escassez e altos preços das moradias.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Os canadenses costumavam se orgulhar de acolher os recém-chegados, mas as pesquisas mostram que um número cada vez maior diz que o país está admitindo imigrantes demais. Segundo observadores, essa postura está sendo transmitida às autoridades de fronteira e imigração.

Em julho, o Canadá recusou a entrada de 5.853 viajantes estrangeiros, que foram “autorizados a sair”, como diz o Canadá, e incluem estudantes, trabalhadores e turistas. Trata-se do maior número desde pelo menos janeiro de 2019, de acordo com dados da agência de fronteira que não haviam sido publicados anteriormente.

Os agentes de fronteira recusaram 3.727 viajantes estrangeiros por mês, em média, durante os primeiros sete meses de 2024, um aumento de 633 pessoas ou 20% em relação ao ano anterior.

Separadamente, os agentes consideraram 285 portadores de visto inadmissíveis em julho, também o maior número em qualquer mês desde pelo menos janeiro de 2019, mostraram os dados.

Um porta-voz da Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá disse que as mudanças nas conclusões de inadmissibilidade podem ser causadas por padrões de migração ou mudanças de política e são decididas caso a caso. A Agência não identificou nenhuma mudança de política específica.

“O papel, a política e a prática da CBSA sempre foram avaliar a admissibilidade das pessoas que chegam ao Canadá. Isso não mudou”, disse o porta-voz.

Ao mesmo tempo, o departamento de imigração do Canadá está aprovando menos vistos.

A proporção de pedidos de visto de visitante recusados em relação aos aprovados foi maior em junho do que em qualquer outro momento desde o auge da pandemia. Em janeiro, fevereiro, maio e junho de 2024, mais solicitações foram recusadas do que aprovadas, de acordo com dados do departamento de imigração.

O número de autorizações de estudo e trabalho aprovadas também caiu em relação a patamares máximos em 2023 e 2022, respectivamente.

“Os canadenses querem um sistema que não esteja fora de controle”, disse o ministro da Imigração, Marc Miller, em agosto.

O porta-voz de Miller disse que o departamento de imigração está “comprometido com uma aplicação justa e não discriminatória da política e dos procedimentos de imigração” e atribuiu a queda nas aprovações de permissão de estudo a um limite anunciado em janeiro. No entanto, o declínio parece ter começado no ano passado.

Oito advogados disseram à Reuters que ouviram de seus clientes sobre um maior escrutínio de portadores de visto em aeroportos e passagens de fronteira terrestre.